“Foram dias incríveis, de cores, sabores e experiências”, destacou Wazlawick sobre o sucesso do evento, que movimentou a economia e a cadeia social da região.
Com o balanço positivo, a organização anunciou prontamente as datas da 18ª edição: o festival em 2026 acontecerá de 08 a 18 de outubro.
Os números da edição de 2025
O sucesso do evento deste ano é traduzido em números expressivos, que refletem o engajamento do público e a força do setor gastronômico e cultural. Ao todo, mais de 250 profissionais estiveram diretamente envolvidos na operação.
No aspecto comercial e gastronômico, o festival registrou:
8.336 pratos vendidos;
9.873 bebidas comercializadas;
12 restaurantes presentes na estrutura central do evento;
18 restaurantes inscritos no roteiro gastronômico oficial;
2 Festins Gastronômicos realizados;
9 representantes da Agroindústria Familiar comercializando produtos locais.
Foco na cultura e impacto social
Além da gastronomia, o festival reforçou seu pilar cultural e de responsabilidade social, com uma forte integração com a comunidade escolar do município.
O braço social e educacional do evento incluiu:
86 atrações teatrais e musicais para o público geral;
24 atrações teatrais apresentadas em 18 escolas da rede municipal;
6 aulas show promovidas pelo SENAC, com a participação de 6 escolas e cerca de 180 alunos;
5 ações da Semana da Criança Abrasel, com distribuição de lanches para mais de 90 alunos da rede municipal;
2 Mostras do Projeto Educalab Gastrô, envolvendo 5 escolas e 50 alunos;
3 oficinas de conteúdo promovidas pela UCS Campus Hortênsias.
Competições e Sustentabilidade
O evento também foi palco para competições tradicionais e ações de sustentabilidade. O Concurso “Melhor Chef” contou com 12 chefs de cozinha participantes, enquanto a Corrida de Garçons e Garçonetes teve 26 inscritos.
Na área de sustentabilidade, destaca-se a produção de 75 ecobags pelo Coletivo Valentinas, confeccionadas a partir de toalhas doadas pelos restaurantes para reciclagem.
O 17º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado contou com apoio da Tramontina, Hasam, Água da Pedra e Sebrae. Os amigos do Festival foram Naturovos, Laghetto, Dinâmica, MacCain, Helmann’s, Via Local, Aurora e Finni. A colaboração foi do Senac e UCS, com apoio cultural da Inovve Projetos e Eventos Ltda e Cristais de Gramado. A promoção da Gramadotur, com financiamento do Pró-Cultura e GOVRS. A realização e agência cultural Abrasel Hortênsias.
